Medicina Preventiva

Por que é importante a Medicina Preventiva?

Quando me formei em medicina, em 1995, a medicina praticada era voltada para a doença. Ou seja, o paciente se dirigia a um médico quando não se sentia bem e era incentivado a só comparecer quando não se sentisse bem.

Isso parecia razoável e tudo mundo concordava. Afinal, os hospitais viviam (e ainda vivem) lotados de doentes e se os saudáveis resolvessem frequentá-los sem precisão o caos estaria completo.

Mas essa lógica tem um problema. Dois na verdade. Custo e risco.

Custo porque quando uma pessoa resolve marcar uma consulta por não aguentar de dor significa que seja lá o que estiver lhe afligindo se encontra em um estágio avançado. Certamente tratar dessa doença será mais trabalhoso, demandará mais tempo e recursos do que se começasse a ser tratada em seu estágio inicial. Portanto, em termos de administração pública, gastos com saúde, a cultura de ir ao hospital só quando se sentir um trapo não é a mais razoável.

Agora o risco se refere as pessoas, aos pacientes. Na maioria dos casos, o estágio avançado de uma doença é reversível, mas nem sempre. As vezes pode ser tarde demais. Ou mesmo quando é possível revertê-la pode-se ficar com sequelas para o resto da vida.

Essa cultura já proporcionou diversas vezes uma triste situação. Cidadão trabalhou uma vida inteira e finalmente conquistou a merecida aposentadoria. Mas por décadas fugiu do hospital como diabo foge da cruz e por isso não pôde diagnosticar uma doença severa se desenvolvendo em seu organismo.

Ela finalmente alcança seu estágio mais agudo, aproveitando-se do definhamento do corpo, justamente quando se conquistou o direito de repouso remunerado. Como consequência, obriga o idoso a passar boa parte de seu tempo no lugar que tanto fugiu na sua mocidade e a gastar fortunas com medicamentos.

Que dureza! Trabalhou tanto para terminar seus dias nesse martírio? É o risco que muitos correm e que muitos vivem em razão dessa cultura de médico somente em caso de morte.

Medicina preventiva garante qualidade de vida por mais tempo

Felizmente a medicina evoluiu, não só em termos de tecnologia, mas de pensamento.

Hoje é possível avaliar se o paciente está caminhando para o processo de doença, mesmo ele não acusando nenhum desconforto.  Atualmente é consenso que existem métodos e recursos capazes de auxiliar as pessoas a se afastarem de doenças e aumentar a expectativa de vida preservando a autonomia das principais funções.

Sendo isso possível, porque não se investir mais em medicina preventiva para evitar a piora do estado de saúde das pessoas e gastos no futuro?

Gastos tanto para o setor público como para o próprio paciente.

A medicina preventiva que pratico

É comum muitos de meus pacientes, ansiosos em saber o resultado de seus exames e confiando no Google, chegarem em meu consultório e anunciar otimistas: Dr., vi os exames e eles estão ótimos.

Será mesmo? Mando de volta. Vamos avaliar juntos.

As pessoas acreditam que pelo fato dos exames não apontarem doença significa que tudo esteja a mil maravilhas com a sua saúde.

Mas essa é uma percepção enganosa, porque ausência de doença não significa presença de saúde.

Mais de 90% das pessoas se enquadram no que chamamos de escala de normalidade. Ou seja, não apresentam saúde muito debilitada, mas também não estão no melhor de suas formas. Não estão doentes, mas também não estão esbanjando saúde.

Paciente inserido nessa escala não me satisfaz, não é o objetivo final da medicina preventiva.  A busca é sempre por alcançar a melhor versão possível do paciente e não se contentar com a normalidade. Porque a normalidade é uma vida produtiva ao longo da vida adulta e uma terceira idade terrível lutando contra doenças evitáveis.

No meu consultório, você será avaliado e orientado para alcançar a sua melhor forma, a plenitude física e mental para envelhecer com saúde e desfrutar de uma aposentadoria sem sofrimento.

Não arrisque o seu futuro por bobeira. Garanta hoje vida longeva e saudável investindo em medicina preventiva.

Entre em contato.

Rua Rio Quente, 147 – Residencial Alphaville – Goiânia, CEP 74884-677

©2021, Almaz Digital . Todos os direitos reservados.